Viciados

Lembro-me de quando ainda era criança e minha mãe me ensinou a oração do Pai Nosso e achava muito estranho quando a família se reunia nas festas de Natal e Ano Novo, no momento de falar com Deus, eu e minha mãe não fazíamos o sinal da cruz e acrescentávamos algumas palavras a mais antes de concluir nossa oração com o “amém”.

Acontece que minha mãe havia frequentado com seus 18 anos uma igreja cristã-evangélica. Com seus 32/33 (e eu com meus 10 anos) ela voltou a frequentar arrastando pra dentro da igreja meu pai, minha irmã e minha avó e então comecei a entender um pouco da diferença que existe entre a cultura cristã-evangélica e cristã-católica.

Nestes últimos 16 anos eu pude acompanhar (e acredito que você também) o crescimento das igrejas evangélicas e nem precisamos usar números de pesquisas para evidenciar isso, afinal, é algo tão perceptível aos olhos que basta prestar atenção quando estiver passando por qualquer avenida conhecida de São Paulo (e acredito que isso não é exclusividade da minha cidade) que você vai encontrar mais igrejas que qualquer outro estabelecimento comercial.

O povo esta sedento de uma experiência espiritual que o leve à transcendência e isso é bom. Mas não é boa a forma como essa experiência tem acontecido. Hoje existem tantos dependentes espirituais quanto químicos, e isso não é exclusividade dos evangélicos e católicos, mas de todas culturas/religiões.

Como no mundo das drogas onde o viciado oferece sempre algo em troca do seu objeto de consumo, o sedento espiritual da dinheiro, leva comida, leva bebida, canta músicas, faz promessas e sobe escadarias de joelho em troca de visões e sensações de arrebatamento espirituais tão semelhantes, passageiras e viciantes como qualquer outro entorpecente (quando não, estas “oferendas” são barganhas para se conseguir o bom emprego, o sucesso, a cura, etc).

Os relacionamentos que são desenvolvidos com o que chamamos de divino, é movido apenas por interesse na própria satisfação, importando apenas a saciedade da alma segundo aquilo que consideramos importante. Este é o padrão deste mundo!

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:1,2)

A boa, agradável e perfeita vontade de Deus é que nós busquemos nos relacionar com Ele, não externamente, buscando o que ele pode nos dar em questões materiais e/ou sensações arrebatadoras de momentos, mas internamente, nos permitindo sermos sua habitação para que Ele nos ensine, resgate, molde nossa essência conforme a imagem de seu filho. Quando o Espírito Santo de Deus esta dentro de nós e vamos nos tornando parecidos com Jesus Cristo, deixamos de ser viciados em Deus, para sermos de Deus.

Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8:34-39)

Deus abençoe.

Rafael Leobas.

About these ads
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 171 other followers

%d bloggers like this: