Home > mensagens e reflexões > Quando faltam respostas

Quando faltam respostas

Quem nunca passou por um momento de embaraço, onde seu conhecimento é testado ao último, até que você se encontre num beco sem saída. Sua mente não consegue buscar mais referências lógicas e tudo que você traz como resposta, pode ser experimentada apenas no campo da fé, além da racionalidade e então vem a pergunta bombastica “E ai meu chapa: Deus existe mesmo?”

Vivemos num mundo que busca compreender tudo a nível racional. O que a ciência prova, ou teoriza, muda o senso crível da maioria dos indivíduos, que relativizam tudo quanto mais esta para além da racionalidade.

Não é dificil se ver em situações assim, sem respostas, com tanta racionalidade, quando se cre na existência de Deus tal como cremos, seguindo a tradição Judaico-Cristã, a única tradição que compreende e percebe Deus como um Deus pessoal, ou seja, pensa, sente, interage, convive, sustentando que este mesmo Deus esta constantemente buscando se relacionar conosco.

A confissão de fé base para todo que se diz crente em Deus é a seguinte:

-A existência de um só e eterno Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, um em essência e trino em pessoas;
-Deus Pai, eterno, criador e sustentador de todo o universo, onipotente, onisciente e onipresente, santo, soberano sobre tudo e todos, antes e agora, e para todo o sempre.
-Deus Filho, eterno, unigênito de Deus Pai, encarnado, imaculado, Cordeiro de Deus, morto e ressurreto, único Mediador entre Deus e os homens;
-Deus Espírito Santo, eterno, Deus que habita em cada um e todos os que crêem, a Igreja, Consolador, intercessor, que atua para convencer o homem de seu pecado, da justiça em Cristo, e do juízo de Deus, e unge e capacita a Igreja para a continuidade da missão de Jesus Cristo no mundo (Leia mais sobre a confissão de fé na página O que creio).

Maluquice demais né? Pois é!

Parafraseando meu amigo Vinicius Neves “Deus escolhe os loucos para confundir os sábios.”

Creio que a Bíblia Sagrada e a teologia trazem a verdade sem descartar que as outras ciências, outros estudos, trazem outras verdades, que juntas, nos ajudam a vislumbrar um pouco do mistério que é a vida. A vida Espiritual e Corpórea estão e são totalmente co-dependentes, pois Corpo sem Espírito é morto-vivo, e Espírito sem Corpo é fantasma. A união dos dois? Alma vivente.

Mais uma vez caimos na questão Acreditar e Crer.

Por mais que você tenha certeza de que vive em harmonia continua e crescente com Deus, existirão momentos em que você se encontrará em becos sem saída. Mas na verdade, considero isso muito bom. Ciêntificamente nada disso tem sentido, mas estas afirmações estão relacionadas no campo da fé, e são nestes momentos de choque que você vai parar, refletir, e buscar algum sentido que fará você compreender o quanto é importante e profundo seu relacionamento com Deus, pois além de qualquer compreensão racional, você se contenta com a resposta que soa em seu coração, em sua experiência, em sua convivência e em sua consciência.

Então você ouve um grito do seu coração, que domina todo seu corpo: Sim, eu creio que Deus existe! E tudo quanto existe, existe Nele, Por Ele e Para Ele, Amém!

Deus abençoe.

Rafael Leobas.

About these ads
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 171 other followers

%d bloggers like this: