Home > mensagens e reflexões > Quem é a imagem de quem?

Quem é a imagem de quem?

Tudo começou em uma conversa com um amigo onde discutíamos sobre o egoísmo do ser humano em achar que o Mundo é o grande laboratório de experiências e/ou a maior loja para atender nossos desejos, agindo de forma tão agressiva com o Planeta e seus habitantes, causando os desequilíbrios naturais, como uma forma de colher as frutas plantadas com o hedonismo egocêntrico.

Ele exclamou: “Eu acredito em Deus, mas não que nós somos criados a sua imagem e semelhança. Basta olhar todo este caos que você concordará comigo”. Logo em seguida, ele parafraseou um filósofo ateu chamado Friedrich Nietzsche: “E o homem, em seu orgulho, criou Deus, a sua imagem e semelhança”.

Neste ponto de vista, eu concordo com Nietzsche, afinal, tanta maldade e egoísmo não poderia ser fruto de um Deus que é todo amor, e sim do orgulho de cada um de nós, tendo como nosso espelho os noticiários, exibindo a maldade das pessoas que prejudicam ou matam friamente o próximo e destroem a criação (acredito que  quase todos os desastres ambientais, se não todos, são resultados da exploração violenta dos recursos naturais).

Por isso acredito que Deus nos criou a sua imagem e semelhança. Embora Deus também seja todo poderoso, ele prefere agir com todo amor, ao invés de todo poder, e em Jesus temos a imagem de Deus encarnada, ou seja, temos todas as referências de como Deus é, e de como deveríamos ser. O problema desta questão então é o próprio ser humano.

Deus, em sua eternidade, cuida e sustenta todo o universo se preocupando com o equilíbrio e bem-estar de todas as formas de vida existentes. Nós, como imagem e semelhança dEle, não temos sido tão semelhantes na forma como vivemos e cuidamos do Mundo que Deus deixou sob nossa responsabilidade, afinal, onde está o cuidado que deveríamos exercer?

Vivemos tempos cada vez mais difíceis. Nos últimos 100 anos, a população quase que triplicou. A cultura capitalista que é tão presente atualmente até mesmo em culturas que, outrora conservadoras e socialistas, prioriza o “Eu”. O mundo produz e consome mais que o necessário, e compartilha menos. A produção excessiva de produtos gera uma circulação e mudança constante no mercado, onde essa superprodução gera acúmulo de produtos muitas vezes não consumidos (desde objetos até produtos alimentícios) pois se tornam defasados e descartáveis de forma cada vez mais rápida. No final, estes descartáveis, se tornam lixo, agredindo o Planeta que deveríamos cuidar. Nós, seres humanos, somos os únicos “animais” que produzem lixo (Digo lixo, me referindo aquilo que a Natureza não dá conta por si só de neutralizar).

Talvez todas estas agressões sejam irreversíveis, mas, eu tenho aprendido uma coisa sobre o meu EU. Ele deve ser igual a Jesus Cristo. Então, eu olho pra Ele, através da Bíblia, buscando aprender nEle sobre como Deus é, e sobre como eu devo ser. Com todos os meus erros, eu continuo tentando, e para concluir, vou parafrasear o Pr. Ed René Kivitz: “Se você não pode fazer tudo, faça tudo que você pode!”“Senhor, eu não sei muita coisa, mas eu só sei que do Senhor, pelo Senhor e para o Senhor são todas as coisas. Glórias pois ao Senhor, eternamente, Amém!.”

Deus abençoe.

Rafael Leobas.

About these ads
  1. Luiz
    March 26, 2011 at 00:56 | #1

    Belas palavras, mas VOCÊ verdadeiramente FAZ o que pode?

    • March 26, 2011 at 01:29 | #2

      Aqui, eu manifesto através das palavras os meus pensamentos, fruto de tudo que absorvo pela vida. Ou seja, algumas coisas que estão aqui, eu absorvi de alguém que considero mais experiente, porém, transcrevo com minhas palavras. E se expresso é porque, antes de mais nada, reconheço que em mim também existem falhas, muitas delas relatadas nos próprios textos. Aprendi que, eu seria um hipócrita se escrevesse algo para fazer os outros pensarem, sem que me fizesse pensar antes. Então, SIM, eu procuro sempre fazer tudo o que posso. Nem sempre consigo, mas, eu me esforço, eu tento, e minha consciência me ajuda à não desistir. E este é um pouco que sei de Deus. Mas e você? Faz tudo que pode?

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 171 other followers

%d bloggers like this: